Dia Nacional da Mulher em Angola
Hoje, 02 de Março é comemorado em Angola o Dia da Mulher Angolana.
A efeméride é em homenagem às mulheres que lutaram na resistência contra ocupação colonial portuguesa e pela independência do país, num passado longínquo, cito a brava Rainha Njinga Mbande do Reino do Ndongo e Matamba, a Profetiza Kimpa Vita e Líder Política do Reino Kongo "Mbanza Congo" antiga capital do Reino do Congo e hoje Cidade de Angola, Capital da Província do Zaire.
Ao passado Recente cito, as guerrilheiras da Libertação Nacional, Deolinda Rodrigues, Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Teresa Afonso.
Outras a história oficial não reconhece, algumas por serem de partidos opositores e umas simplesmente esquecidas. Mas eu Mira em Afrika considero-as porque fazem parte da nossa história e são mulheres que deram suas vidas para o bem estar nacional, independentemente de qual lado lutaram.
São elas: Anita Chilimbi, Arlete Chimbinda, Carlota, Domingas dos Santos Kibota, Joana Lina, Maria de Fátima Jesus Moreira Paiva, Maria João Chaves e muitas mais que a história deve contar e honrar.
Bem como as atuais heroínas que essa terra nasceu.
"O gênero nunca foi questão na "Angola" antes invadida e mesmo 500 anos depois com a aculturação não fez sentido durante o fervor da luta de Libertação Nacional, onde mulheres lutaram lado a lado com os homens. Somente após independência instaurou-se a legitimidade de gênero superior como herança colonial". By Rudmira Fula.
FELIZ DIA NA MULHER ANGOLANA.
Seja Consciente e Faça a Diferença!
#MIRAEMAFRIKA #MIRAEMÁFRICA
#MulherAngolana #Guerrilheiras #Africanas
Comentários
Postar um comentário